segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bandas que podem salvar o rock – Quarto Negro


A série de reportagens da coluna Aperte o Play! e blog Céu Adentro continua a todo o vapor com as bandas mais legais da cena rock brazuka atualmente. Dessa vez, quem falou comigo foi o pessoal da banda Quarto Negro. Confiraaa!

O grupo paulista vem ganhando espaço na cena e colecionando uma série de êxitos em um curto espaço de tempo. Após o lançamento de seu primeiro EP “Buu” (2008) e uma temporada em Nova Iorque, os rapazes partiram para uma temporada na inspiradora cidade de Barcelona, em pleno verão europeu, para fazer seu aguardado álbum de estréia.

Após três meses de trabalho na capital catalã, a Quarto Negro se prepara para o lançamento do álbum ainda no primeiro semestre de 2011. Se você ainda não conhece essa banda, a hora é agora! Com vocês, Quarto Negro!

Aperte o Play! - Quem é a Banda Quarto Negro?
Quarto Negro - A banda hoje é Eduardo Praça, vocais e guitarra, Thiago Klein no piano, Fabio Brazil no baixo e vocais e a partir da próxima turnê teremos alguns músicos rotativos, como trompetistas, bateristas e guitarristas.

AP - O que querem/esperam/sonham com esta investida musical?
QN - Há um bom tempo, a música é praticamente a única coisa que nos toma tempo. Acordamos e dormimos no ritmo da banda. Por mais ingênuo que pareça, estamos tentamos deixar outras atividades em segundo plano, pra que as coisas possam funcionar de uma forma mais dinâmica e produtiva.

AP - Como está a agenda de shows?
QN - Estaremos estreando nossa turnê do novo disco "Desconocidos", gravado em Barcelona, à partir de junho, por todo o Brasil e em qualquer lugar que nos acolha de forma estruturada. Temos alguns shows já confirmados, mas pensamos em divulgar uma agenda mais completa nos próximos dias.

AP - Como funciona o processo de composição do grupo?
QN - Até então, com base no último disco, a banda assina 10 das 11 músicas como uma parceria entre o Edu e o Thiago, e uma música no disco foi composta pelo Fabio. Geralmente trabalhamos arranjos juntos posteriormente, e as letras são compostas pelo Eduardo.

AP - Quais são as influências da banda?
QN - Temos ouvido muito Vangelis Papathanassíu, um compositor grego radicado em Paris, que achamos fantástico. Uma banda sueca chamada Mando Diao que todos deveriam conhecer. E por fim, Stravinsky e Stockhausen, dois compositores de música clássica nada comum.

AP - Sobre os integrantes, quem são eles? Como entraram para a banda?
QN - O Eduardo começou o grupo quando estava em Nova Iorque em 2008. Quando voltou, começou a esboçar alguns lançamentos e convidou o Fabio que outrora tocou junto no grupo Ludovic, e o Thiago, antigo amigo. Alguns bateristas passaram, gravaram e foram embora, então agora somos nós três, até segunda ordem.

AP - Como vocês observam a cena independente no Brasil (e fora dele para as bandas brasileiras) atualmente?
QN - Ainda não excursionamos em todos os lugares do país, e até agora fizemos as coisas muito por conta própria. Mas temos tido muitas oportunidades e conhecido muita gente interessante, o quê já me alegra. Há 10 anos atrás as coisas eram bem diferentes. Outro dia, passei de carro em frente à um rancho caipira, que fiz um show com o Ludovic na zona leste de São Paulo, que embora tenha sido memorável, fico aliviado de que as coisas evoluíram até certo ponto. No geral as coisas caminham bem, e podem contar com a nossa ajuda para tudo que for trabalho sério e prestativo. Fora do Brasil, as coisas são diferentes, existem um tratamento com relação à cultura que ainda não temos. Existe um respaldo maior por conta da sociedade, o que facilita um pouco as coisas. Todavia, à parte de todo o glamour, acho que também estamos caminhando, porém em proporções maiores e mais animadoras.

AP - O que vocês esperam do rock deste país em 2011?
QN - Muita coisa, uma vez que grandes bandas estão lançando discos em 2011. Vanguart, Jair Naves, Pública, Los Porongas e muitas outras.

AP - Indiquem 3 bandas que vocês gostem para a galera ouvir este ano
QN - Twin Shadow do Brooklyn, Câmera de Belo Horizonte e Aphrodites Child do além.

Conheça o som da banda Quarto Negro no site oficial: www.myspace.com/quartonegro

A entrevista foi publicada na coluna Aperte o Play! do Jornal Primeira Página de São Carlos (Pág. 2 do Caderno de Cultura) no último domingo (24/04/2011).

Um comentário: