segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O rock, a mídia e o futuro

Que o negócio não tá fácil para quem exerce a profissão de músico neste país a gente já sabe faz tempo. Agora veja bem, imagine-se tocando rock, numa cidade pequena, no interior de um estado super populoso, de um país subdesenvolvido, escondido no sul da América do sul. Complica né? Bom, já que o negócio ta foda mesmo, vamos acrescentar o apoio da mídia para esse tal de rock and roll. ZERO! E agora? Como faz?


Na última semana eu parti em busca de respostas e conversei com vários artistas, amigos envolvidos no meio, empresários, jornalistas e fãs para saber o que todos esperam do futuro do rock, se o mesmo ainda é viável e, acima de tudo, se ele continua vivo.  

Segundo o meu camarada e velho de guerra Fabião, vocal e guitarra da banda de rock Dr. Tobbias, estar no meio do rock nunca foi um lance de moda, mas sim uma opção para a vida, além disso, ele ressaltou a importância  da internet como objeto de divulgação para o estilo. “As pessoas tem muito mais informação hoje e não precisam muito da TV, por exemplo, pra buscar informações. Hoje as pessoas contam com a internet e só depende delas mesmas para conseguir musica de qualidade” disse.

A cantora Natalia Bertoli, que está prestes a lançar seu primeiro disco (após a boa repercussão do single “Você chegou a ser” lançado na internet a alguns meses) concorda. “A mídia anda muito fechada para estilos fora do eixo sertanejo/funk/axé, o que é uma pena. No entanto, a internet está aí e serve como uma grande ferramenta de apoio para todos os músicos deste país que gostem de música de qualidade” afirmou.

Para o empresário Cassio O., que já trabalhou com bandas como Capital Inicial, CPM22, Frejat, Cidade Negra entre outros, no momento a mídia está realmente fechada para coisas mais críticas, como o rock, por exemplo. Mas, ele acredita que em breve o estilo poderá ressurgir com força. “Neste momento a mídia está focada em segmentos considerados “populares” independente de sua qualidade. Mas o rock sempre ressurge das cinzas e isso deverá acontecer em um futuro breve” frizou. 

É preciso admitir que a mídia fez questão de deixar o rock de lado. O que me parece, é que a falta de pensamento crítico das pessoas, tem feito com que estilos mais conscientes como o rock ( que dá muito valor as letras, musicalidade, etc) sejam deixados de lado por uma parcela da população. Só não podemos acreditar que o estilo está morto, porque ele não está. 

O rock está muito vivo e segue ganhando terreno no underground. É lá, direto do submundo continua fazendo as pessoas refletirem sobre o que acontece a sua volta. 

E você? Acha que o rock ressurgirá com força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário