O cenário independente brasileiro já produz grandes talentos há muitos anos. De todos os cantos do país brotam talentos dos mais variados estilos, especialistas em inventar novas maneiras de se tocar o bom e velho rock and roll.
Para quem, como eu, acompanha sagazmente o desenvolvimento dessa massa sonora, eu apresento uma das mais talentosas bandas cenário rock desse país.
Estou falando da banda Eletrofan, formada por Wilian Albino (vocais e efeitos adicionais), Itaici Brunetti (Guitarra), Ali (baixo) e Mark Paschoal (bateria) que é lá de araraquara e que acaba de lançar seu segundo álbum, intitulado Day Sky/Nigh Sky. O disco é um lançamento OBRIGATÓRIO para os fãs de rock neste país. A pegada pós-punk, as ótimas letras (cantadas em inglês) misturadas a toques de Muse, Interpol, Helmet e Joy Division fazem com que o som se transforme em um caldeirão de loucuras regado a timbres bem trabalhados, vocais enlouquecidos, linhas de baixo marcantes e batidas alucinadas.
Após ouvir (e curtir muito) o disco fui trocar uma idéia com o pessoal da banda aí está o resultado deste bate papo. Confira!
Quais as pretensões da Eletrofan com o novo álbum?
O objetivo é fazer as pessoas conhecerem a banda, e quanto mais pessoas ouvirem as músicas, melhor. O Eletrofan existe há algum tempo e sentimos que ela não foi apresentada a muita gente nesse tempo. Como estamos em uma nova fase e que consideramos a melhor da banda até agora, queremos aproveitar o momento para divulgar o novo álbum, fazer shows e levar o Eletrofan onde for possível. Parece que só agora nos encontramos musicalmente, e como banda também, então queremos aproveitar o momento, além de estarmos mais adultos para nos levarmos a sério como artista. Estamos empolgados com o novo álbum.
Quais as influências da Eletrofan?
Hoje cada um de nós leva suas influências musicais para a banda, mas sempre soamos como Eletrofan, isso que é o diferencial. O que você pode fazer é encontrar referências dentro das nossas canções. Tem muito de Muse, Interpol, Helmet, Joy Division, Trail of Dead,Afgham Whigs, tudo o que ouvimos. Sobre as letras estamos mais focados em sensualidade e relacionamento adulto do que em amor inocente.
A chegada de novos membros influenciou o novo som da banda?
Com certeza. O Júnior (baixista) e o Mark (baterista) que são músicos incríveis trouxeram suas influências para a banda, mas sem perdermos a identidade que criamos. Você ouve as músicas novas mas percebe que é o Eletrofan de sempre, mas com uma pegada diferente. Acho que estamos um pouco mais rock. Mais direto.
Onde vocês gravaram e como foi o processo de produção do disco Day Sky Night Sky?
Gravamos o álbum novo no Estúdio Nova em Araraquara, com a produção de Gabriel do Vale e masterizamos em Salto/SP no HP Estúdio, que já trabalhamos anteriormente. Tudo durante o ano de 2010. Compusemos todas as músicas novas durante os ensaios com os novos integrantes e tudo fluiu de forma natural, uma música atrás da outra, saia uma música por ensaio praticamente. Para completar as dez faixas do álbum reaproveitamos duas músicas da fase antiga da banda (Closed Smile e Relationship) e demos uma cara nova para elas. Para ilustrar resolvemos convidar o Chuck Hipolitho (da banda Vespas Mandarinas) para participar de algumas músicas e também a cantora Ekena Monteiro, de Araraquara.
Como está a receptividade do público?
Está bem melhor do que imaginávamos. Não sabíamos como as pessoas reagiriam á essa volta, se iam torcer o nariz ou gostar. Mas até agora temos ouvido muitos elogios, e elogios de pessoas do meio musical, que são formadores de opinião, músicos, público, e que tem um gosto que respeitamos muito. Isso nos anima bastante. Fizemos também uma apresentação na Tv Trama que recebeu mais de 2.000 visitas.Foi mais uma vitrine importante para nós.
Sobre a agenda? Há shows programados aqui para São Carlos?
Nossos próximos shows serão dia 12/2 em São Carlos no St. Patrick Pub, e 13/2 no Sesc Araraquara com os Vespas Mandarinas. Toda a galera está convidada!
Se você ainda não ouviu, faça isso logo, pois o disco é bom, é novo e está disponível nos seguintes endereços, www.myspace.com/eletrofan e www.tramavirtual.com.br/eletrofan. Vale a pena ouvir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário