terça-feira, 29 de março de 2011

Bandas que podem salvar o rock! – Jair Naves

A nova série de reportagens da coluna Aperte o Play do Jornal Primeira Página e do blog Céu Adentro, vai mostrar as mais promissoras bandas do cenário independente do país em 2011.

Para começar, entrevistei o aclamado cantor paulistano Jair Naves, ex-vocalista da banda Ludovic, e que agora comanda uma bem sucedida carreira solo.


Aperte o Play - Qual é a sua Jair, o que você quer com este projeto solo?
Jair Naves - Esse projeto é a minha maior prioridade na vida. Por mais exagerado que soe, é isso. Meu planos são basicamente escrever as melhores músicas que eu conseguir e cantá-las da melhor maneira que eu puder, para com sorte, chegar ao ponto de me sustentar fazendo somente isso e oferecer o mesmo à minha banda.

AP - Porque você optou pela carreira solo e que fim levou a Ludovic?
JN - O último show do Ludovic aconteceu no segundo semestre de 2008 e No começo de 2009, anunciamos o fim do grupo. Depois disso, fiquei um tempo parado, sem saber se continuaria ou não fazendo música. Por fim resolvi que montar uma nova banda acabaria me trazendo os mesmos problemas que ocasionaram o fim do Ludovic. Como eu sempre trabalhei muito focado nas minhas próprias ideias, nas minhas próprias composições, o passo mais natural foi começar a lançar meu trabalho usando meu próprio nome.

AP - Quais os planos para 2011?
JN - O principal plano é terminar o primeiro disco cheio, que pretendemos lançar até o fim do ano. A bem da verdade, creio que todo o ano de 2011 será voltado para o disco, as composições novas e o processo de gravação. Esse disco será o maior desafio da minha vida até aqui, o meu grau de exigência está altíssimo, tenho até certa curiosidade para saber onde tudo isso vai parar. Fora isso, gostaríamos de continuar tocando em todo e qualquer lugar que nos chame.

AP - Como está a agenda de shows?
JN - Está indo bem. Na turnê de divulgação do EP nos apresentamos em muitos lugares, fomos a cidades em que eu nunca tinha tocado anteriormente com nenhuma das minhas bandas antigas. Não sei se conseguiremos manter o ritmo de apresentações por causa dos preparativos do disco novo, mas já sabemos que não vamos parar de fazer shows.
AP - Como funciona o seu processo de composição?
JN - De forma quase inconsciente. As (minhas) músicas de que eu mais gosto são as que foram feitas sem que eu pensasse muito a respeito, em que eu simplesmente deixei as palavras e notas aparecerem sem que eu me censurasse muito. Tenho tentado seguir essa linha com a maior parte do material novo.

AP - Quais são as suas influências?
JN - Tudo me influencia um pouco: cinema, literatura, situações cotidianas, conversas, impressões das coisas que acontecem no mundo e etc. Quanto a música, chega a ser difícil listar. De Dolores Duran a Gil Scott-Heron, de Hüsker Dü a Walter Franco, de Bob Dylan a Devotos do Ódio, são muitos os meus heróis.

AP - Sobre os integrantes, quem são eles? Como entraram para a banda?
JN - A banda que me acompanha é formada por Alexandre Xavier (piano), Daniel Guedes (guitarra e voz), Helena Duarte (baixo e voz) e Mark Paschoal (bateria e voz). Cada um deles veio tocar comigo de formas diferentes: o Daniel e o Mark foram recomendações de conhecidos. Já o Alexandre e a Helena são meus amigos de muito tempo, algumas das pessoas mais importantes da minha vida. Tenho muito orgulho da minha banda e devo muito a eles, eu realmente não poderia estar mais satisfeito. Torço pra poder contar com eles por muito tempo.

AP - Como você observa a cena independente no Brasil atualmente?
JN - É uma questão que merece uma análise um pouco mais profunda do que a que eu poderia fazer aqui, No geral, ainda está bem longe do ideal, a estrutura em geral é bem precária e dificilmente se consegue tirar um bom retorno financeiro disso. De qualquer maneira, houve um crescimento impressionante do cenário de música independente na última década, há dez ou quinze anos era muito pior. Creio que em pouco tempo teremos um quadro mais animador.

AP - O que você espera do rock deste país em 2011?
JN - Espero que apareçam bandas novas boas, que os artistas de quem eu gosto continuem em atividade, que aconteça uma renovação de público e, acima de tudo, espero conseguir lançar meu disco novo ainda em 2011.

AP - Indique 3 bandas que você goste para a galera ouvir este ano
JN - Suéteres, Lupe de Lupe e Quarto Negro. São minhas bandas novas preferidas.

Ouça os sons de Jair Naves no site oficial www.myspace.com/jairnaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário