terça-feira, 31 de maio de 2011

Semeando a cena independente: Manifesto Discórdia

Ícone da cena independente, Fábio (Nenê) Altro desenvolve manifesto com o objetivo de reagrupar o cenário musical independente e unir bandas e interessados sob um objetivo comum: A música

Nesta entrevista especial, o cantor e compositor paulista, comentou o manifesto e o que espera da cena rock/punk para o futuro.

Aperte o Play! - Como surgiu a idéia de desenvolver um movimento desse tipo?
Fabio (Nenê) Altro - Na verdade eu não usaria muito a palavra movimento, prefiro pensar em “semear um espírito”. A ação mesmo depende das pessoas. Como eu disse no próprio manifesto, escrevi tudo por necessidade pessoal, por sentir a cena da qual faço parte ter cada vez menos espaço e ser saqueada por pessoas que nada tem a ver com punk ou independência.

AP - Qual o propósito do Manifesto Discórdia?
FA - Mostrar para as pessoas que pensam da mesma maneira que elas não estão sozinhas. Não tenho o interesse em criar uma estrutura, uma coisa organizada ou algo assim. O interesse é disseminar o sentimento de revolta e participação que tanto se perdeu em nosso meio, e, é claro, o sentimento de medo nos que acham que podem nos usurpar. Quero que essas pessoas sintam que estamos em todos os lugares e que nem todas as áreas estão disponíveis para roubo.

AP - Como você tem observado a repercussão do manifesto?
FA - Ótima. Não só pelos 5000 acessos em 2 meses (foi publicado dia 1 de Março) mas pelo que vejo acontecer. Muita gente realmente colocou em questão seu motivo de estar na cena e se isso realmente faz parte de sua vida. Fora as respostas diretas, pessoas escrevendo e tal, muita gente está percebendo que a mudança está acontecendo e está buscando trilhar seu caminho nisso de sua própria maneira. Ou pelo menos percebendo que não tem nada a ver e saindo fora, o que também é ótimo.

AP - Qual a resposta que você espera das pessoas que se interessarem por essa causa?
FA - Que não tenham no manifesto uma diretriz mas sim uma certeza de que não estão sozinhas. A apatia e o conformismo que injetaram em nosso meio nos últimos 10 anos nos levou a estagnação e estamos putos com isso. Muitos de nós. E estamos por todas as partes. Nenhum passo mais para trás e todos para cima dos que infectaram nosso meio desses valores ridículos, ou, melhor colocando, da falta de valores. Essa é a hora de uma nova partida. E vamos vencê-la.

Para conhecer mais sobre o Manifesto, acesse http://www.manifestodiscordia.wordpress.com

Um comentário: