segunda-feira, 20 de junho de 2011

O blues e a história IV - A guitarra elétrica no Blues

Quando a guitarra elétrica surgiu, ela se tornou unanimidade absoluta dentro do blues. Nesse período, porém, nenhum outro nome consagrou tanto a guitarra solo como elemento central do blues quanto o mestre B.B. King.
B.B. KING - Influenciado diretamente por T-Bone Walker, outro virtuoso da guitarra solo, B.B. King (FOTO) criou um estilo único e quase inigualável de frasear o instrumento, de forma pura e melódica como poucos conseguem. O seu vibrato tornou-se marca registrada, dando aos solos de guitarra uma forma quase verbal. Sem falar de seu vocal-tenor que muitas vezes se destacava mais que o próprio instrumento. Ele Influenciou praticamente todos os guitarristas que vieram posteriormente e é classificado, merecidamente, como o "rei do blues". De fato, blues e B.B. King hoje são termos quase inseparáveis.
JOHN LEE HOOKER – Além de ter sido um dos primeiros a eletrificar a guitarra no blues, John Lee Hooker foi o precursor do Blues de Chicago, antes mesmo de Muddy Waters ganhar renome e importância, e suas obras foram de total referência na estilo Rock que estava nascendo. É inevitável não citar a figura de John Lee Hooker, que se identificaria posteriormente pelo seu Booggie, e seu estilo falado de cantar, que se tornaria sua marca registrada. Porém sua importância no blues vai muito mais além do que apenas uma vertente adjunta.
A HORA DA MUDANÇA - Um dos momentos mais marcantes do blues foi uma apresentação histórica de Muddy Waters em Londres no início dos anos 50. Esse show, catapultou de vez o blues para o mercado inglês e lhe deu respeito internacional. Dali em diante o blues ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes musicais, especialmente um tal de rock n' roll.

CHUCK BERRY - É indiscutível que Mr. Chuck é visto como iniciador do modelo rock, porém sua origem é absoluta está cravada no blues, ainda mais na música de Waters. No entanto, foi o reconhecimento do blues na Inglaterra nos anos 50 que alavancaria o nascimento daquela que seria uma revolução na história da música ocidental. E foi justamente da fusão do blues, com uma então nova vertente chamada de rock, que nasceria um dos gêneros mais marcantes em essência, para toda a nova geração de músicos que surgiria a partir dali no cenário mundial. Continua!

(Com informações obtidas na internet, livros e com a ajuda de amigos apaixonados pela música)

Nenhum comentário:

Postar um comentário