quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Blues e a história - Parte I

O Céu Adentro, blog que direciona as matérias da coluna Aperte o Play! do jornal Primeira Página de São Carlos-SP, está publicando uma série de reportagens sobre a história de um dos estilos mais adorados da música mundial, o blues!
As matérias são elaboradas com informações obtidas através de pesquisas na internet, livros, vídeos e histórias de amigos que amam este estilo tão maravilhoso. A idéia principal é sintetizar em alguns textos curtos um pouco da história do Blues mundial. Acompanhe as matérias e conheça todo o mistério, suspense e sentimento que fizeram do blues mais que um estilo de música.

AS ORIGENS - O blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho.

São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão.

Porém, o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a servir como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues".

Há várias versões sobre aquela que é a primeira composição típica de blues, assim como seu primeiro idealizador. Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues" W. C. Handy ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete.

Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues. Porém o mais correto a afirmar é que o blues surgiu de uma forma mais ambiental e progressiva do que uma única canção. De fato, a instrumentalização das work songs (canções de trabalho) foi o marco inicial para o surgimento do blues como estilo de música.

O primeiro nome popular a surgir como músico específico de blues foi o de Charley Patton, em meados da década de 20. Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros. A princípio, a maioria das canções interpretadas eram cantos tradicionais como Catfish Blues e John The Revelator, canções essas que tiveram vários intérpretes e versões variadas no decorrer da história. Continua na próxima edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário